O Curso de Políticas Públicas de Cultura – Duque de Caxias, promovido pelo Gomeia Galpão Criativo comprovou uma observação feita pela instituição há um tempo: existe uma demanda grande na sociedade por formação nas áreas que envolvem Cultura, principalmente a gestão.
Foram feitas 131 inscrições, com gente de todos os quatro distritos de Caxias.
O curso teve uma média de presença de 60 pessoas e 42 chegaram até o final e receberam certificados de participação.
As aulas foram online em oito encontros, às quartas-feiras e sábados.
O curso contou com a participação de vários especialistas nas áreas de Cultura e gestão pública, como o professor mestre João Guerreiro, do Curso de Produção Cultural do Instituto Federal de Nilópolis, que fez a aula inaugural. Todo o conteúdo está disponível em uma playlist do canal do Youtube do Gomeia.
Segundo Heraldo HB, coordenador do curso, a ideia foi condensar o máximo possível de informações sobre o assunto com o objetivo de ajudar a sociedade civil a acompanhar as políticas públicas na cidade.
ESTATÍSTICAS
Conteúdo das aulas (resumo):
Aula 1 – João Guerreiro – histórico das políticas públicas no país.
Aula 2 – Alexandre Marques – histórico das políticas públicas em Caxias.
Aula 3 – Eliane Costa – gestão de projetos culturais e políticas públicas a partir da experiência do Programa Petrobras Cultural.
Aula 4 – Marlúcia Santos – perspectivas histórica do território da Baixada Fluminense.
Aula 5 – Ana Lucia Pardo – visões sobre políticas públicas a partir de experiências de governo e de pequenos empreendimentos nas áreas da Cultura.
Aula 6 – Alexandre Santini – visão global e perspectiva histórica da luta pelo Sistema Nacional de Cultura, Programa Cultura Viva e construção da Lei Aldir Blanc.
Aula 7 – Heraldo HB – panorama da produção cultural de Caxias de meados do século passado aos dias atuais.
Aula 8 – Sandra Pedroso – gestão de projetos culturais, mecanismos de fomento, prestação de contas e dicas para empreendimentos nas áreas da Cultura.
AULAS/ENCONTROS NA ÍNTEGRA: